domingo, 23 de setembro de 2012

Lágrima



Falar de lágrima é falar de sentimento, de emoção, de alegria e até mesmo de tristeza. É essa coisa tão minúscula, transparente e molhada, desliza sobre a nossa face e com a sua ingenuidade, faz a boca sentir o tempero salgado que transcende o nosso corpo sinalizando que estamos vivos.
O grandioso Leonardo da Vinci, mestre das artes, inventor, cientista e pesquisador na área de anatomia, ao abrir o crânio de um cadáver em busca de entender a origem da lágrima, buscou analisar atentamente e nos pequenos por menores o órgão lacrimal, não encontrando um resultado consistente, disse: “Não se pode explicar o que vem da alma”. E nesse pensamento fica evidenciado que é na alma que existe a fonte da lágrima. Não se pode negar que a alma e a lágrima nos levam a mergulhar na sua subjetividade a ponto de entender que elas são de exclusividade do pensamento humano em detrimento ao universo material. É necessário mergulhar na intimidade da vida subjetiva, bailar no seu mundo e interagir de maneira que sejamos libertos no nosso pensar e criar.
 Parece que a alma se enfeita com colar de cristais adormecidos e congelados, aguardando para se entender com a gente.
No momento em que alma se apossa e sobrepõe sobre o nosso corpo é o momento em que ela vai desfazendo o seu colar e retirando pedra por pedra, jogando-as lentamente na nossa emoção, deslizando e separando o corpo do espírito, com isso, atingindo o nosso maior comunicador, os olhos, que não resistem aos seus encantos e bóiam de prazer, nesse mar que parece temperado de sal que transborda e escorre na face. E, por mais que a gente queira nesse momento impedi-la, não tem quem resista a essa invasão e desagua.
Profº MSc. Celso Almeida de Lacerda

Nenhum comentário: