sábado, 1 de dezembro de 2012

História ou estória do Brasil?



            Como será que os meus bisnetos, tataranetos, e outras pessoas de sua época   saberão desse momento nosso que estamos passando hoje no Brasil no que se refere a vida e a atitude de alguns políticos brasileiros. Sei que não estarei mais por aqui e obviamente não poderei contar-lhes  o que presenciei e senti na pele a mentira e o mau caratísmo que pairava no ar.
Na trajetória da minha vida também me contaram histórias e estórias. Falaram de Branca de Neve e seus setes anões, dos três porquinhos, do patinho feio, da bela adormecida e outras do tipo. Estórias essas, que embalavam a minha vida de maneira que me adormecia mexia com a minha criatividade e fazia-me sonhar.
Foi chegado o momento de ir para a escola, nessa época era latente a ditadura no Brasil nos anos de 1964. Presenciei mesmo ainda criança um  falatório em torno dos militares, dos comunistas, da repressão, dos rebeldes e outros. Tive os meus medos, fizeram uma bagunça na minha ingênua cabeça. Era o período da política brasileira em que os militares governavam o Brasil, não tinha democracia, extinguiram os direitos constitucionais, censura,  perseguição política e repressão aos que não rezavam a cartilha do  regime militar.
            Na escola começaram a me contar as histórias, falaram de Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil, Cristovão Colombo que descobriu as Américas, Tiradentes na Inconfidência mineira, Joaquim Silvério dos Reis o delator dos inconfidentes mineiros, Princesa Izabel a redentora dos escravos, Dão Pedro I com a sua frase emocionante em que diz: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, está declarado: diga ao povo que eu fico" e outras e outras personagens. Será que eles foram isso mesmo?
E o tempo foi passando e eu sempre guardando todas aquelas historias com sentimentos de amor e patriotismo, lembrando-me daqueles e daquelas personalidades bravas e com muito orgulho de ser brasileiro. O hino nacional é comovente. Pelo o que estou presenciando atualmente tá difícil acreditar e às vezes me pergunto o mapa do Brasil não seria de forma retangular? Ou um circulo? Porque hoje quando se olha para o mapa do Brasil no seu formato o sentimento que me passa é de que um bocado de ratos os roeram, e observem que os ratos começaram os estragos pela parte inferior desse mapa do Brasil, deixando-o somente   apoiado numa pequenina perna, parecendo como a figura de um saci perere com o seu tronco desengonçado. E a ideia que me passa ainda é de que a linha que contorna  o mapa do Brasil foi todo atacada por roedores.
Realmente o Brasil é um gigante pela própria natureza, que vem resistindo aos roedores de  paletós e de gravatas, e até quando?
E ai me vejo debruçado mesmo  como espectador em fatos deprimentes e que sei que virarão historias para as futuras gerações e serão contadas de que  jeito?
Como serão contadas as historias que falavam sobre Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, as diretas já, Fernando Collor, Getulio Vargas, Sarney e tantas outras.
Como também será contada a historia e ou estória de um operário que se tornou presidente?  Sentimentalmente foi a coisa mais bela, já pensou? Um operário vira presidente? Isso é que é democracia! E moralmente? De que maneira ele conseguiu o poder? Será que vão contar que ele tinha uma equipe? Um time? Ou uma quadrilha? Será que vão contar que eles queriam o poder de qualquer maneira? Espero que contem que eles se fortaleceram e fizeram miséria: compraram voto, compraram almas, desrespeitaram a vontade do povo, mancharam a democracia, fizeram do Brasil um grande balcão de negociata, venderam a própria alma, afanaram o dinheiro publico. Com isso é estampado no Brasil e no mundo a maior  vergonha nacional chamado mensalão. E tudo isso convergindo para um partido político que era tido como a mortalidade e um sonho de um povo. E esse sonho é transformado em pesadelos. Será que vão contar que tudo isso aconteceu foi para colocar alimento  na mesa do pobre? Ou será que eles vão assumir que perderam a dignidade para dar dignidade aos pobres? E que preço custou esse alimento e essa dignidade transferida para os pobres? E como eles ficaram financeiramente à custa de uma perversidade com as pessoas e com o Brasil?
E hoje me pergunto, me questiono sobre a passagem daqueles personagens brasileiros que me contaram na escola se eles foram realmente motivos de engrandecimentos para os brasileiros ou foram personagens mentirosas.
Voltando a historia que será contada para outras gerações como será? Espero que os brasileiros honestos que resistirem não deixem que o nosso amado Brasil seja apenas um ponto largado no infinito.

Prof Msc.Celso A Lacerda

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá meu amigo, a palavra política para mim é o sinônimo de mentira, enganação, roubo, e tantas outras coisas que nos entristesse; a muito tempo que não ha o que comemorar e sim o que temer. Vejo que os jovens de hoje não participa e tambem nao acompanha as eleições como antigamente.
Belo testo, e por favor não demore a escrever em seu blog.

Abraço,
Junior, Rio Verde - GO