sábado, 2 de novembro de 2013

ESCOLHAS



Ultimamente, tenho ouvido essa palavra “Escolhas” com mais intensidade e me veio à vontade de refletir sobre ela. Sei que ela me traz lembranças de um tempo em que a ouvia e não me acrescentava nada, pelo menos pelo interlocutor que a utilizava para satisfazer o seu próprio mundo utópico. E observe que, às vezes esse mundo faz até bem pra gente, nada de radicalismo. O que se tem noticia e de que a palavra “escolhas” significa preferência, referência por uma coisa entre outras, fazer uma escolha entre várias coisas: aquilo que se preferiu. E tendo ainda como sinônimos: alternativa, opção e seleção.
Para as pessoas terem alternativas na vida, é uma boa opção, todavia uma escolha impensada, radical, pode trazer uma aflição decorrente da opção escolhida e possivelmente um resultado ruim ou que deixa a desejar. Por outro lado, a psicologia diz que na teoria da escolha, todos podem assumir o controle da própria vida, mesmo que as escolhas anteriores tenham sido absolutamente equivocadas. Graças a Deus!
Por outro ângulo, posso até dizer que na minha reflexão em torno da palavra escolhas, percebo que ela tem sido mencionada ou vinda à tona de maneira que perde o seu significado original. Muitas das vezes, a depender de quem fala essa palavra ganha outros sentidos como, por exemplo: desprezo, indiferença e até mesmo: “ o problema é seu” . Observe que algumas pessoas, quando se deparam com outras que estão passando por alguma dificuldade, presenteiam essa pessoa com a seguinte frase: “São suas escolhas”. E aí, é como se lavasse as mãos e a indiferença bate o martelo. No livro Educação, obrigado pelo meu falar, eu digo que a indiferença é uma arma surda. Realmente só quem sente é quem é atingido.
A riqueza da língua portuguesa nos permite colocar essa palavra “escolhas” nas mais variadas posições e dando-lhes muitas interpretações, seja na aquisição de bens, nos caminhos a percorrer, nas cores, nos tamanhos, nos presentes e outras. Observe que esta frase: “ são suas escolhas” nunca foi dita na vida numa posição de sucesso de alguém. Ela está sempre atrelada ao insucesso e ao desdém. Interessante é que, as escolhas que foram decididas por pessoas que obtiveram sucesso só pertencem a elas mesmas. Mas tem momentos em que a palavra “ Escolha” se apresenta como uma arma apontada para nós mesmos e com o nosso próprio dedo no gatilho. Ora acionamos esse gatilho e ele não dispara tudo bem, permanecemos no palanque dos donos da verdade, e ora ele dispara e matamos a nós mesmos.
Já dizia o grandioso escritor Pablo Neruda: "Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências."
Cuidado para não está usando a palavra “ escolhos” pensando que é a palavra “escolhas”!
Celso Lacerda

Nenhum comentário: