sábado, 2 de novembro de 2013

SER PROFESSOR!


Ser professor é ser professor de verdade para com seus alunos e alunas. É abraçar a diversidade nesse mundo adverso. É ver seu aluno (a) como ser integral conhecendo a sua realidade, a sua linguagem, as suas crenças, os seus valores e a sua proposta e vida.
Na minha condição de aluno muitas das vezes fui desprezado por alguns professores que não tiveram a delicadeza em respeitar o meu jeito de falar (gagueira) e me deixavam à parte. Mas eu só queria uma coisa que os meus professores me olhassem simplesmente como o seu “ aluno” .
Lembro-me que por várias vezes, quando a professora me perguntava sobre um determinado assunto debatido em sala, eu tentava responder, de forma resumida para economizar a voz, mesmo sendo capaz de expressar o que tinha absorvido de maneira mais completa e ilustrativa. A minha fala pontuava uma defasagem ( gagueira) de entendimento e era exposta quando eu respondia. Nesse momento, a professora dizia: “Fale direito! Você não disse nada com nada”. E aí me descartava. Alguns sorrisos se faziam presentes na sala de aula. Nessa hora, permanecia imóvel, respirava e baixava a cabeça, com vergonha de mim mesmo.
Deixo aqui para mim e para os meus colegas professores e professoras esse pensamento de Paulo Freire:
“O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca”.
Agradeço a vocês meus queridos alunos e alunas do Curso de Ciências Contábeis por me aceitarem como o seu professor mesmo com as minhas limitações em me expressar. Cada um de vocês representa um troféu na minha historia de vida.
Celso Lacerda.

LEIA O LIVRO: EDUCAÇÃO, OBRIGAO PELO MEU FALAR.

Nenhum comentário: