quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cinismo é o veneno dos maus!?

A pessoa cínica se apresenta com traços de “bom moço”, prestativa, ingênua… Fala baixo com a boca, mas em compensação, fala alto com os olhos. Faz uma caminhada na busca de adquirir uma confiança do outro a ponto de querer a todo custo se transformar em uma pessoa amiga, respeitosa, de boa índole… E que não é! Com o seu jeito rasteiro tem a facilidade de observar a realidade das coisas, do espaço e do ambiente, do qual está em cena, do seu foco e tem a sede incontrolável de interagir com pessoa em um determinado fato e ou acontecimento. Saber da vida do outro!
Essa pessoa não deixa de ser um ser humano, mas é portadora de uma dificuldade em confiar e conviver com o outro. Todavia, carrega um grande peso na sua consciência, cheio de infelicidade. Suspeita de todos, e o seu sorriso é pela metade. Tem uma grande necessidade de bajular o próximo e em dizer em bom tom que é amigo dele e fica ansioso na espera de ter como uma resposta: “claro, confio em você”. Por mais que essa pessoa se esforce para ter um olhar sereno e olho no olho com os outros não consegue. Então, o que lhe resta nesse momento, é dar atenção às formigas, que lhes convida pra comtemplar o chão. É mais proveitoso!
Na cabeça da pessoa cínica paira o sentimento de que a outra pessoa não passa de um mero objeto, de uma coisa material que pode ser manipulada, sem expressão nenhuma. O que se percebe é que a pessoa cínica é falsa consigo mesma, fraca de espirito e não tem a certeza e nem acredita no seu grau de inteligência. Mas se alimenta com a sua própria frustação e pensa que realmente ninguém lhe ofertará amor, então também não dará amor ao outro. Com isso, não deixa de ser uma pessoa mal amada, dissimulada e doente da alma. Já dizia o proverbio: Quem não te conhece, que te compre.
Segundo léxico: dicionário de português online “ Cínico diz-se de ou designa o que ou quem menospreza as normas sociais e os pensamentos e opiniões normalmente aceites pela sociedade; sem-vergonha, ousado ou descarado; indivíduo sem pudor ou vergonha; atua com hipocrisia e/ou sarcasmo”. A pessoa cínica tem o prazer de desestabilizar o próximo de maneira que ele passe maus momentos a ponto de ferir a sua alma. E o cínico permanece no palanque da maldade se nutrindo com a infelicidade do outro. Pobre de espirito!
Conviver ou lidar com pessoa cínica é muito difícil e constrangedor. Ela é a dona de um caráter duvidoso, cheio de sedução e esperteza, trazendo consigo um fingimento de ser alguém bondoso, amável… Mas é capaz de até mesmo num momento de devaneio e de dono da verdade falar em moralidade sem ter ao menos a consciência moral. Para Sloterdijk , o cinismo é como “a falsa consciência esclarecida”.
Deus nos livre de pessoas assim! São negativas por excelência! É necessário buscar pessoas verdadeiras pra fazer parte da vida da gente e não permitir jamais, ser enganado em qualquer circunstância e nem ser instrumento de uma farsa.
Se ainda existe cobra com veneno é porque ainda tem pessoas, que não retiraram e nem aceitaram dela o veneno. Então não esta contaminada! Pode-se ainda confiar e entregar o coração sem medo para alguém especial! Graças a Deus!
Celso Lacerda

Nenhum comentário: